Alunos da Escola Monsenhor Aguiar em aulas práticas no Laboratório Escolar de Ciências

terça-feira, abril 16, 2013

Texto: Professora Tatiana e Coordenadora Flávia / Fotos: Professora Tatiana
A professora Tatiana Mourão  planejou, para o 1º ano, aula com o tema “Normas de Segurança, introdução aos equipamentos e uso do Microscópio”. O objetivo era que os alunos entendessem os cuidados que devem tomar no que se diz respeito à natureza do trabalho que ali é realizado. Os alunos puderam ter a noção dos materiais que compunham o laboratório: tubos de ensaio, estufa, tubo em u, erlenmeyer, balão de fundo chato, autoclave, pipeta graduada, proveta, bécker, bureta e lâmina; além de varias amostras de espécies animais, conservadas adequadamente em recipientes de vidro e fetos em várias fazes de desenvolvimento.
Também tiveram acesso ao corpo humano artificial (esqueleto, sistema nervoso e órgãos em suas localizações. O que mais chamou a atenção dos alunos foi a introdução sobre o esqueleto humano e o modelo do corpo humano, todos atentos a explicação dada sobre os  sistemas que formam o organismo, enriquecendo o estudo de Biologia.
No 2º ano, as Professoras Izabel Cristiane e Tatiana Mourão (Coordenadora do Laboratório de Ciências) trabalharam os Indicadores de Ácidos e Bases. Os alunos verificaram através dos experimentos o que são ácidos e bases; testaram e observaram as propriedades dos indicadores fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol; identificaram as propriedades de uma solução tampão e determinaram a quantidade de ácido acético contido no vinagre. Todas essas atividades foram tema de um relatório escrito por cada aluno após a aula prática.
Os alunos do 3º ano estudaram, na prática, Catalisador, com o professor Luíz Carlos e a professora Tatiana Mourão (CLC).  Os próprios alunos realizaram o experimento que consiste na produção instantânea de uma espuma a partir da reação da água oxigenada  (peróxido de hidrogênio) com iodeto de potássio.  A foto mostra uma reação de decomposição da Água Oxigenada(H2O2)  20 volumes acelerada por um catalizador, o Iodeto de Potássio. Mistura-se detergente a água oxigenada. Quando o catalizador é acrescentado, o oxigênio liberado forma espuma que sai do recipiente com uma velocidade grande, parecendo pasta de dente quando sai do tubo (proveta).
De modo geral, são concebidas para o laboratório atividades do aprendizado de ciências que vão além daquelas da sala de aula comum.  Isso se concretiza cada vez que um grupo de alunos estuda no LEC da nossa escola porque possibilita a contextualização de conhecimentos teóricos.
 

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