Tianguá 127 anos

segunda-feira, julho 31, 2017


Hoje, 31 de julho, é aniversário de Tianguá. A Escola Monsenhor Aguiar parabeniza nossa cidade pelos seus 127 anos, marcados pela luta, bravura, humildade, hospitalidade e bairrismo de nosso povo. Parabéns, Tianguá! 

Um pouco de nossa história
Colonização
O atual município de Tianguá era parte integrante do território da Villa Viçosa Real da América, antiga aldeia tabajara chefiada pelo morubixaba Irapuã (Mel Redondo), desbravada por corsários franceses vindos do Maranhão no ano de 1590 que sob a liderança de Adolf Montbille fundaram a Feitoria da Ibiapaba. 

Em 1603-1604 o açoriano Pero Coelho de Sousa e Martim Soares Moreno expulsaram os franceses da cuesta ibiapabana, abrindo caminho para, em 1607, os missionários da Companhia de Jesus catequizarem os selvícolas da grande nação Tabajara. 

No ano de 1655 o padre Antonio Vieira fundou a Missão Jesuítica da Ibiapaba, tendo como sede a então aldeia de Mel-Redondo, hoje cidade de Viçosa do Ceará. O próprio padre Antonio Vieira veio visitar a Ibiapaba em 1660, tamanha era sua importância para a Companhia de Jesus e para o catolicismo.

A colonização das terras que deram origem a cidade de Tianguá (perímetro urbano) foram apossadas em 1854 quando o capitão português João Batista Leal registrou em seu nome o então sítio Chapadinha. Manoel Batista Leal, Francisco Batista Leal, Manoel Nogueira da Costa, Francisco Ferreira Lima, Joaquim Frederico Kiappe da Costa Rubim e outros, foram os primeiros moradores do povoado de Barrocão.

Emancipação política 
Pela resolução nº 1280 de 28 de setembro de 1869, foi criado o Distrito de Paz na povoação de Barrocão do município de Viçosa do Ceará.

Em 22 de julho de 1871 o distrito foi extinto, porém restaurado em 30 de julho de 1873. Instituído e extinto algumas vezes, teve sua condição de distrito regularizada em 1882. O município foi criado em 31 de julho de 1890, pelo Decreto Estadual nº 33, ainda com a mesma denominação de Barrocão, sendo instalado em data de 12 de agosto daquele ano. Em 9 de setembro de 1890, o município passou a chamar-se Tianguá. A vila de Tianguá foi elevada à categoria de cidade em 1938, através do Decreto-Lei nº 448 de 20 de setembro daquele ano.

Agricultura
Em Tianguá é muito comum o plantio de várias frutas e hortaliças, como a cana de açúcar, batata-doce, caju, morango, tomate e pimentão. Em sua sede está localizada a CEASA, onde é comercializada a maioria da produção de hortaliças e frutas da Ibiapaba e regiões vizinhas para vários estados Brasileiros.

Geografia
Divide-se em três áreas distintas: chapada (cuesta da Ibiapaba), carrasco e sertão.

Relevo
Localizada no Planalto da Ibiapaba, caracterizado por areias quatzosas distróficas - 391,41 km² ou 60,45%, solos litólicos - 44,94 km² ou 6,94%, latossolo vermelho-amarelo - 112,86 km² ou 17,43%, planossolo solódico - 2,14 km² ou 0,33% e podzólico vermelho-amarelo - 96,15 km² ou 14,85%.

Clima
Varia de tropical semi-árido brando e tropical quente úmido com precipitação média anual de 1.522mm e chuvas de janeiro a maio.

Vegetação
Carrasco e Floresta subperenifólia tropical plúvio-nebular.

Divisões administrativas
Tianguá está subdividido em oito unidades, sendo a sede e mais sete distritos: Arapá, Pindoguaba, Caruataí, Tabaínha, Itaguaruna, Acarape e Bela Vista.


Informações: texto adaptado da Wikipédia

Você também pode gostar

0 comentários

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!