Tianguá 128 anos

terça-feira, julho 31, 2018

Homenagem da Escola Monsenhor Aguiar a nossa cidade
João Batista e sua esposa D. Isabel Francisca de Jesus foram os primeiros habitantes, registrando-se no ano 1796, com uma faixa de uma légua de terras no qual edificou-se a cidade de Tianguá.

Deste casal nasceu Bonifácio Batista Leal, herdando a maior parte das terras. Dele nasceram seu filhos que povoaram o lugar que deram o nome de Chapadinha. 

Após o nome dado por seus primeiros habitantes, Tianguá recebeu o nome de Barrocão, distrito de Paz de Vila Viçosa Real do Ceará sob a jurisdição de Pernambuco, em 31 de julho de 1890, pelo decreto nº 33; o município instalou-se em 12 de agosto de 1890 e recebeu a denominação de Tianguá; por efeito do decreto estadual nº 193, de 20 de maio de 1931, sendo novamente instalado a 04 de dezembro de 1938.

Foi em fase do decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, que a vila foi elevada a condição de cidade, sendo fundador desta cidade o Coronel Manoel Francisco de Aguiar.

O município de Tianguá atualmente está subdividido em oito unidades, sendo a sede e mais sete distritos: Arapá, Pindoguaba, Caruataí, Tabaínha, Itaguaruna, Acarape e Bela Vista.

Parabéns, Tianguá! Que Deus abençoe e proteja nossa amada cidade e seus munícipes.

Você também pode gostar

0 comentários

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!