Metodologia Jovem Cientista do Projeto Jovem de Futuro na Escola Monsenhor Aguiar

sábado, junho 29, 2013

Texto e fotos: Professora Tatiana
Desde maio de 2013 estão sendo executadas aulas com o conteúdo dos projetos que fazem parte da metodologia Jovem Cientista do Projeto jovem de Futuro, do Instituto Unibanco através da SEDUC/MEC. Os projetos que compõem o Jovem Cientista tratam de múltiplos temas, percorrendo e interligando as diversas áreas do conhecimento. São eles: Lixo Urbano, Drogas, Terra e Alimentação. As aulas são ministradas pelos professores do Laboratório Escolar de Ciências Joelma Amorim, Tatiana Mourão e Cristiane e alunos da Escola Monsenhor Aguiar.
A Metodologia Jovem Cientista caracteriza-se por um estímulo à formação de novos cientistas, já que suas atividades buscam incentivar os jovens à prática da pesquisa como meio de aprendizagem e produção de conhecimento. Trata-se da aquisição de novos conhecimentos pelo caminho das ciências e consequentemente a melhoria no desempenho escolar.
A Metodologia teve inicio com o Projeto Lixo Urbano. Trata-se da questão do lixo produzido, principalmente em zonas metropolitanas. Os alunos estão tendo a oportunidade de desenvolver conhecimentos sobre a composição do lixo e suas principais formas de descarte e reaproveitamento, recebendo orientações para identificar riscos em depósitos inadequados para o meio ambiente e a saúde pública, o que pode ser feito para melhorar essa problemática, dentre outras atividades.
“A preservação ambiental e a responsabilidade social reflete um compromisso com a vida.”

Professora Joelma apresentando o Projeto aos alunos participantes
Alunos criando cartazes sobre o meio ambiente
A criatividade e interesse dos alunos mostra que o Projeto vem dando certo
Cartaz produzido pelos alunos. O descaso com o meio ambiente faz o mundo agonizar
Cartaz sobre o lixo e a importância de sua organização e coleta 
Alunos participantes do Projeto e professora Tatiana

Você também pode gostar

0 comentários

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!