Nossa Escola



A Escola Monsenhor Aguiar foi criada em 17 de outubro de 1975 sob decreto nº 11.493, pelo então governador Virgílio Franklin Távora. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal e o prédio construído pelo Estado. Iniciou seus trabalhos pedagógicos com nove salas de aula de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental, tendo na direção geral a professora Cléia Aguiar de Vasconcelos, como secretária Francileide Moita e uma equipe de 10 (dez) professores que iniciaram os trabalhos com o ideal da “Educação para a Cidadania”.

Com o passar dos anos as turmas de ensino fundamental foram gradativamente passadas para a rede municipal.  Em 2009 a escola contava apenas com turmas de ensino médio, então, o trabalho com esse nível se fortaleceu. Isso é comprovado quando se verifica os indicadores internos e externos.

Ao longo desses 45 anos de trabalho tem contribuído para o desenvolvimento de Tianguá, formando cidadãos aptos para ingressarem no mercado de trabalho e prontos para continuarem aprendendo em estudos posteriores e a serem cidadãos livres, críticos e responsáveis.

Está localizada no centro da cidade, próxima ao Sebrae, ao Centro Social Urbano e à escolas da rede municipal.

Dispõe de jardim, ampla área descoberta e arborizada, quadra coberta, cantina, centro de multimeios com sala de leitura e equipamentos, laboratório educacional de Informática (LEI), laboratório educacional de Ciências (LEC), salas de coordenação, direção, secretaria, diretor de turma, banheiros masculino e feminino para alunos e funcionários, depósito e auditório.

Os professores em efetiva regência de sala são contratados em regime temporário e efetivos. Todos graduados. Destes, 80% são especialistas através de pós-graduação. O núcleo gestor é concursado e conta uma uma assessora administrativa financeira. Os Coordenadores Escolares acompanham o trabalho pedagógico por área de conhecimento, com objetivo de melhorar o ensino aprendizagem na sede e na extensão.

Os alunos, advindos de diversos bairros e sítios do município, são adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores (estagiários de programas de primeiro emprego, domésticas, agricultores ou vendedores e prestadores de serviços gerais informais) com grande capacidade de aprender.
Em 2020 passou a ser em tempo integral com o nome de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor Aguiar, oferecendo aos alunos uma maior diversidade de atividades e promovendo esporte, lazer, cultura e tecnologia. A partir de 2022 todas as turmas (1ª, 2ª e 3ª séries) serão em período integral.

Está sob a gestão da diretora Flávia Azevedo Albuquerque Fontenele desde julho de 2013.

Endereço: Rua Teófilo Ramos, 553. Centro.
Tianguá CE
CEP: 62320000
Fone: (88) 3671-9331
E-mail: c05_monsaguiar@escola.ce.gov.br
Localização: Urbana
Número da Escola(Censo escolar): 23011769(INEP)