Coronavírus: como se prevenir em casa, no trabalho, nas escolas e em locais de uso coletivo

terça-feira, março 17, 2020

Fonte: www.em.com.br

O que fazer em casa
A limpeza de todos os cômodos dificulta a transmissão da COVID-19. É recomendável fazer a higienização de pisos e banheiros duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água. A utilização de álcool 70% por todas as superfícies também é recomendada.

Garantir que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas, dificulta a proliferação do vírus. Caso algum morador apresente sintomas de gripe, é importante que faça uso de máscaras e evite o contato com outros moradores, principalmente idosos. Nesses casos, toalhas de rosto, talheres, entre outros objetos, devem ser individualizados.

A letalidade do coronavírus em idosos com mais de 80 anos e outras doenças diagnosticadas é de cerca de 15%. Por isso, cuidados com pessoas nessa faixa etária precisam ser redobrados. Eles devem ser vacinados contra o vírus da influenza e pneumococos, já que a vacinação auxilia os profissionais de saúde a descartar outras possibilidades na triagem, acelerando o diagnóstico.

No trabalho
Caso o funcionário apresente sintomas de gripe, a recomendação é que exerça a função em regime de home office (trabalho em casa), pelo menos até o desaparecimento dos sintomas. A indicação se estende a funções que possam ser mais facilmente desempenhadas a distância.

Para quem continua a trabalhar em ambientes de uso coletivo, o conselho é manter uma “distância social” de dois metros entre as pessoas.

Corrimões, catracas, elevadores ou quaisquer objetos ou superfícies compartilhados devem ser limpos com álcool 70%, assim como as mãos, após tocarem esses locais.

Nas escolas
Profissionais de saúde recomendam cuidado especial com bebedouros, que podem se tornar fonte de disseminação do vírus. Há escolas que já suspenderam o uso do equipamento. A recomendação é que cada aluno leve sua própria água.

Em locais de uso coletivo
O infectologista Carlos Starling recomenda que as pessoas evitem frequentar espaços públicos fechados e com grandes aglomerações, como shows, boates, cinemas e teatros. Segundo ele, lugares abertos são mais desejáveis no atual momento.

Em academias, os instrumentos devem ser limpos com álcool a 70%. Outra medida é evitar contato físico desnecessário. “Não é o momento para que as pessoas se cumprimentem, é hora de evitar três beijinhos e apertos de mão”, afirma Starling.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde do estado recomenda suspender ou adiar, quando possível, eventos de massa ou atividades que tenham público superior a 100 pessoas. Preferir eventos com transmissão virtual ou em locais abertos.

Você também pode gostar

0 comentários

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!