Dicas para um carnaval saudável

sábado, março 02, 2019


Para garantir um ótimo aproveitamento no carnaval é importante ter alguns cuidados como passar bastante protetor solar, tentando evitar problemas como desidratação, insolação, crises de hipoglicemia ou pressão baixa, que são comuns durante estes dias de festa e podem acabar estragando o seu carnaval.

Assim, aqui ficam algumas dicas que vão certamente ajudar você a aproveitar melhor estes dias de festa, sem excessos ou arrependimentos:

1. Não beber em excesso
Não beber em excesso vai evitar que fique bêbado e também que fique de ressaca. A ressaca pode acabar prejudicando o dia seguinte e o excesso de álcool vai deixar você mais desinibido, aumentando as chances de você tomar más decisões, como ter relações sexuais desprotegidas ou acabar beijando pessoas desconhecidas.

2. Manter a hidratação nos dias quentes
Manter a hidratação durante os dias quente de carnaval é muito importante, pois vai evitar a desidratação. Além da água, outra boa escolha para ter à mão são sucos de frutas preparados em casa, que além de hidratar vai proporcionar energia e fornecer vitaminas.

3. Evitar sair durante as horas de maior calor
Brincar ao carnaval a rua logo de manhã cedo, antes da 10 horas e só depois das 16 horas, vai evitar a exposição ao sol mais forte, reduzindo as chances de queimaduras solares e desidratação. Tal como na praia, estas horas de maior calor devem ser evitadas e passadas em casa ou em algum local abrigado e arejado se possível.
No caso de crianças, é muito importante passar sempre protetor solar e verificar periodicamente a temperatura da criança, evitando a sua exposição direta ao sol e grandes multidões.

4. Usar roupas leves e arejadas
Usar roupa leves e arejadas vai ajudar o seu corpo a controlar melhor a temperatura do corpo, pois permitem que o corpo refresque, evitando a transpiração excessiva da pele. Esta dica é especialmente importante para crianças e idosos, que são sempre mais sensíveis à desidratação. Veja alguns dos principais sintomas de desidratação em sintomas de desidratação nas crianças. Além disso, usar tênis confortáveis que evitem a transpiração dos pés também é importante, pois além de absorverem melhor o suor dos pés evitam também a formação de calos e bolhas.

5. Evitar ficar muito perto das caixas de som
Para festejar o carnaval uma boa musica pode ser tudo o que é preciso, porém as caixas de som distribuídas pelos locais de festa necessitam de emitir o som muito alto para que todo possam ouvir, o que as torna um perigo para a sua saúde auditiva. Por isso, aproveite, feste, sambe e dance muito, mas sempre bem longe das caixas de som.


6. - Beba bastante água
Beber bastante água vai ajudar o corpo a se manter hidratado, evitando ressecamento e queimaduras na pele, insolação, mal estar, tonturas e ressaca, pois a água ajuda a eliminar o álcool do organismo. Além da água, também deve-se ingerir líquidos nutritivos e que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, vitaminas, água de côco e bebidas isotônicas.

7. Não exagerar nas bebidas energéticas
Os comprimidos e bebidas energéticas são ricos em cafeína, substância que pode causar insônia e atrapalhar o descanso do corpo para enfrentar um novo dia de festa. Além disso, tomar cafeína juntamente com bebidas alcoólicas pode causar arritmias e palpitações cardíacas, e piorar os sintomas de queimação no estômago e gastrite.

8. Dormir bem
Apesar de dormir não ser uma prioridade no carnaval, deve-se tentar descansar pelo menos 7h ou 8h por dia, para repor as energias e evitar o cansaço e a irritação.


9. Usar preservativo

Usar preservativo nas relações íntimas é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e AIDS. Além disso, é importante lembrar que a pílula do dia seguinte não deve ser usada constantemente, especialmente no carnaval, pois ela contém uma grande quantidade de hormônios que juntamente com o excesso de álcool podem prejudicar o organismo.

10. Evitar beijar na boca de pessoas desconhecidas
O beijo pode transmitir doenças como herpes labial, candidíase, mononucleose, cárie e gengivite, que uma inflamação nas gengivas que causa dor e sangramento. É importante lembrar que as chances de pegar doenças através beijo são ainda maiores quando existem feridas na boca, pois a entrada de vírus e bactérias fica mais fácil através da ferida, sendo possível transmitir até o vírus da AIDS.



Fonte: tuasaude.com

Desejamos a todos os nossos professores, funcionários, alunos e a comunidade escolar um carnaval de muita saúde, paz, alegria e respeito.

Até a próxima quinta, galera! :-)

Você também pode gostar

2 comentários

  1. gostei dessas dicas , vou aplicá-las em minha Escola Periodo Intrgral Zona Norte SP, ótimo artigo, muito bom, recomendo a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helloiza Alonso. Obrigado por sua visita ao nosso blog. Volte sempre! ;-)

      Excluir

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!