Jovem de Futuro/EMI – Metodologia: O valor do amanhã na educação

segunda-feira, março 04, 2013

 Texto: Coordenadora Aurisélia
Os diretores de turma iniciaram nesta semana de 25 a 29/02 o estudo da metodologia do Jovem de Futuro: O Valor do Amanhã na Educação, iniciando com o primeiro vídeo da série de dez que utilizarão ao longo do ano, cujo tema reflete as escolhas que deverão ser feitas pelos alunos para que tenham um futuro mais promissor.
A reflexão sobre as escolhas e o valor delas para o futuro deve ser a temática desenvolvida neste bimestre letivo. Todo o material como: livros, cartazes e vídeos são disponibilizados pelo Instituto Unibanco, através do Jovem de Futuro.
A metodologia busca estimular nos jovens o desenvolvimento de uma visão de futuro, contribuindo para o aumento do desempenho escolar e do interesse pelos estudos, uma forma de conscientizar os alunos sobre a importância de permanecer na escola.
Inspirado em livro homônimo do economista Eduardo Giannetti, adaptado a uma temática educativa, o material pedagógico do Valor do Amanhã na Educação é formado por dez unidades de estudo, reunindo vídeos, livros e cartazes criados com linguagem e visual modernos, em sintonia com o universo do jovem contemporâneo. O material e as atividades práticas ajudam a refletir sobre as escolhas individuais e que têm impacto na sociedade, nas instituições e no meio ambiente, despertando para a construção de um projeto de vida. Assim auxiliam o estudante a compreender que é sujeito de sua própria história e capaz de intervir na comunidade em que vive.
Por meio do incentivo ao desenvolvimento de projetos, a metodologia dialoga com diversos conteúdos escolares, podendo ser aplicada no sentido transversal, na grade curricular, em projetos pedagógicos ou no formato que o professor considerar mais adequado.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Sei que a postagem é antiga, porém se houver possibilidade de compartilhar os vídeos ou algum outro material da metodologia O valor do amanhã, agradeço desde já!

    ResponderExcluir

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!