Projeto de valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena

segunda-feira, novembro 28, 2011

Texto: Professor Daniel / Fotos: Professor Derbson

A Lei 11.645 de 10 de março de 2008 visa a implantação do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena como conteúdo a ser ensinado nas escolas de ensino médio, com isso foi criado e desenvolvido na escola um Projeto de valorização dessas culturas. Trabalhado durante todo o ano de 2011 através de atividades sócios culturais em que os alunos buscaram conhecer a história dos povos afro-brasileiros e dos índios, por meio de pesquisas, filmes, músicas, história em quadrinhos e desenhos. Buscamos fazer com que o aluno refletisse sobre o papel desses indivíduos e deles próprios na sociedade buscando uma cultura de paz e de respeito as diferenças.
O projeto tem como tema: “Conhecer para compreender”, que nos suscita reflexões, contribuindo para que o aluno se sensibilize e compreenda a formação étnica do nosso país, vendo que as nossas diferenças fazem parte do contexto histórico e social em que fomos formados.
Esse empreendimento teve sua conclusão no dia 18/11/2011 na escola sede e dia 23/11/2011 no anexo da Pindoguaba, nesse momento foram realizadas mostras culturais com trabalhos produzidos por alunos e professores, degustação de comidas típicas, exposição de filmes, momento reflexivo, dança e teatro.
O projeto foi elaborado e desenvolvido pelos professores e o PCA da área de Humanas, contando com a colaboração de outras disciplinas, em especial a de Artes. O resultado desse trabalho é um aluno e uma escola mais conscientes de seu papel social e antirracista, em que todos respeitam as diferenças e sabem conviver com elas.

Seminário Cultura Afro - Anexo Pindoguaba(23/11/2011)

Obs.: Clique na imagem para ampliá-la

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Parabéns para equipe do Monsenhor Aguiar!
    Abraços,
    Professora Ana Cecília.

    ResponderExcluir

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!