Olimpíada de Português - Redação de aluna vence Fases Escolar e Municipal

segunda-feira, setembro 13, 2010

A redação da aluna Kleice Kelle da Conceição Vieira Mourão, do 2º Ano G - Noite, foi a vencedora nas Fases Escolar e Municipal, da Olimpíada de Língua Portuguesa - “Escrevendo o Futuro”, com o Gênero Artigo de opinião. A redação, cujo título é Mudança do Ceasa divide opiniões em Tianguá, será a representante de nossa cidade, na próxima fase da Olimpíada.

Abaixo, a redação vencedora de nossa aluna:

Mudança do Ceasa divide opiniões em Tianguá
Com setenta e dois mil habitantes, Tianguá está localizada a trezentos e treze quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará. É um dos maiores produtores e distribuidores de frutas e verduras, sendo esta uma de suas principais fontes de renda. Prova disso é que além do Ceará, a cidade também abastece outros estados, como o Piauí, Maranhão e Pará.
Atualmente os produtores e comerciantes estão vivenciando um dilema: a possibilidade de mudança do Centro Estadual de Abastecimento S.A – Ceasa, que está situado às margens da BR 222, para outras instalações, a cerca de oito quilômetros de distância.
A mudança se faz necessária, pois o Ceasa tem estrutura precária e os comerciantes expôem suas mercadorias na rua, ficando os caminhões às margens da BR, mas a população reinvindica a manutenção do prédio atual.
A proposta das novas instalações é dos governos municipal e estadual e todas as providências estão sendo tomadas.
Alguns representantes do povo, deputados e vereadores são contra essa mudança e argumentam que o papel da gestão pública é facilitar o acesso da população que vive dessa atividade penosa.
Outros deputados e o governo municipal são a favor porque acham que a administração tem uma preocupação com a situação dos feirantes e a idéia é fazer um galpão adequado para as mercadorias e proteger a população de acidentes de trânsito na BR.
Os agricultores são contra essa situação porque receiam trabalhar no novo local que fica em área pouco habitada e sem segurança.
Caminhoneiros e comerciantes pensam da mesma maneira porque acreditam ter mais comodidade para comprar e vender onde estão atualmente.
Na minha opinião, as novas instalações serão bem vindas porque resultarão em progresso e mais segurança no trânsito, desde que aconteça um reforço da segurança pública no local. Também penso que o atual Ceasa poderá ser mantido para atividades de menor fluxo, atendendo assim, aos apelos dos produtores.

Obs.: Clique na imagem para ampliar

Você também pode gostar

0 comentários

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!