Biografia de Monsenhor Agesilau de Aguiar

quarta-feira, abril 23, 2008

Monsenhor Agesilau de Aguiar, filho de Cel. Manuel Francisco de Aguiar e Lourença Gomes de Aguiar, nasceu em 09 de maio de 1879, na Vila de Barrocão, que pertencia à freguesia de Viçosa, hoje Tianguá.
Estudou em Sobral, Fortaleza e, aos 16 anos, seguiu para Roma, de navio a vapor, onde se bacharelou em 1897. Licenciou-se em 1898 e concluiu o doutorado em 1899. Aos 20 anos já começou a exercer cargos importantes no Vaticano, como o de prefeito da divisão de São Luis Gonzaga.
Sua ordenação foi realizada na Capela do Colégio Germânico em 28 de outubro de 1902, em Roma, onde celebrou sua primeira missa, aos 23 anos. Regressou ao Brasil em 02 de novembro de 1903, de onde foi convidado para exercer o cargo de secretário do bispado durante um ano, na diocese do Amazonas. De lá foi designado para uma missão no Acre onde ficou até 1909, retornando para Manaus onde exerceu o cargo de secretário do bispado até 1912, aos 33 anos de idade.
Retornou ao Ceará e, em 1913, foi nomeado secretário do bispo auxiliar do Ceará, ocasião em que teve oportunidade de retornar à Europa e conhecer diversos países e culturas, no seu retorno ao Ceará foi nomeado vigário de Tianguá, tomando posse em 01 de fevereiro de 1918, aos 39 anos.
Como vigário de Tianguá reconstruiu a Igreja Matriz, construiu a capela de São Francisco e aumentou o cemitério da cidade. Trouxe os franciscanos para Tianguá e ajudou-os a construir o convento na década de 40, onde pode instruir muitos jovens rapazes da cidade.
Como filho influente do município, elegeu seu irmão Odilon Aguiar prefeito por várias vezes e, com seu espírito empreendedor, conseguiu junto ao inspetor de obras contra a seca, Dr. Palhano de Jesus, construir a ladeira de Tianguá, o que trouxe para este município e para toda a serra da Ibiapaba grande desenvolvimento, já que com a ladeira transitável por automóveis, as distancias entre Ceará e Piauí ficaram cada vez menores. Conseguiu ainda trazer a luz elétrica para Tianguá em 1941, luz que ficava ligada apenas até as 22 horas e após isso era desligada. Construiu o primeiro salão de cinema e teatro e o primeiro clube da cidade, onde hoje é a residência do Sr. João Pereira, no calçadão.
Seu maior feito, ao nosso ver foi ter construído o convento franciscano e trazido educação de qualidade para os jovens filhos da terra, o que deu um desenvolvimento muito grande para a nossa Tianguá. Nos 26 anos em que foi vigário, foram muitas as suas realizações e feitos, enquanto vigário, político e proprietário rural.
Aos 04 de fevereiro de 1957, às 17h30min, num café em Sobral, no beco do cotovelo, morria de um ataque cardíaco fulminante, o grande homem de Tianguá, que trouxera os primeiros vestígios de desenvolvimento a este município. Aos 03 de fevereiro celebrou ainda sua última missa.
A notícia da morte de Mons. Aguiar causou grande comoção aos paroquianos que o amavam verdadeiramente. Seu velório trouxe autoridades eclesiais de toda a região e a missa de corpo presente foi celebrada pelo bispo de Sobral, com a presença de grande número de fiéis, 11 sacerdotes, os franciscanos do convento e representantes das cidades de Viçosa, Ubajara, Frecheirinha e demais municípios circunvizinhos. Seu corpo foi sepultado dentro da Catedral de Santana.

*Extraído de um trabalho de pesquisa de autoria de José Alcides Beviláqua

Você também pode gostar

0 comentários

A Escola Monsenhor Aguiar agradece sua visita!